Mato Grosso do Sul está entre os Estados brasileiros que registraram instabilidade no fornecimento de energia elétrica no início da madrugada desta terça-feira (14). O problema afetou ao menos outras sete unidades da federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Amazonas e Santa Catarina.
De acordo com relatos nas redes sociais, os efeitos foram variados: em algumas localidades, a oscilação na rede durou apenas alguns segundos; em outras, a interrupção total do serviço se estendeu por até 20 minutos.
No Amazonas, a concessionária responsável pelo abastecimento, a Amazonas Energia, atribuiu a falha a uma “perturbação” no Sistema Interligado Nacional (SIN). A empresa informou que a interrupção começou às 0h09 e atingiu bairros das cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara, sendo normalizada por volta das 0h25.
Até o momento, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia ainda não divulgaram nota oficial com mais detalhes sobre o que causou a falha.
Usuários nas redes sociais de diversos Estados relataram quedas de energia, reacendendo preocupações sobre a estabilidade do SIN. No caso de Mato Grosso do Sul, o episódio é mais um entre os registrados em diferentes partes do país nos últimos anos, que têm revelado vulnerabilidades no sistema nacional de distribuição.