Pesquisa aponta que pesticidas podem reduzir a doçura dos morangos

Uma equipe de cientistas publicada no Journal of Agriculture and Food Chemistry descobriu que dois fungicidas comuns de morango podem atuar em mecanismos celulares para criar morangos com sabor e doçura opacos, além de menor valor nutricional.

O perfil de sabor de qualquer produto, incluindo frutas vermelhas, depende de seu sabor e cheiro: a doçura geralmente vem da quantidade de glicose ou frutose dissolvida, enquanto o aroma único vem de compostos voláteis como ésteres e terpenos. Além disso, muitas frutas também são embaladas com nutrientes, como vitamina C , ácido fólico e antioxidantes.

Mas como os fungicidas são projetados para interromper os processos celulares de fungos nocivos, eles podem interferir inadvertidamente nesses processos nas plantações, inibindo a produção desses importantes compostos nutricionais e de sabor. Assim, Jinling Diao e seus colegas queriam investigar como dois pesticidas comuns usados para tratar morangos, boscalida (BOS) e difenoconazol (DIF), afetam certas vias moleculares nos morangos

Os cientistas cultivaram três grupos de morangos ( Fragaria x ananassa Duch) em condições idênticas, aplicando BOS ou DIF em dois grupos enquanto eles ainda estavam verdes. Mesmo após o tratamento, os morangos totalmente desenvolvidos eram idênticas em tamanho e cor a eles cultivadas sem pesticidas. No entanto, assim como os morangos, a equipe encontrou uma série de alterações químicas causadas por ambos os fungicidas.

Após um exame mais aprofundado, a equipe descobriu que o boscalid tem um efeito direto específico na regulação de genes envolvidos em vias celulares associadas à produção de açúcares, compostos voláteis, nutrientes e aminoácidos.

Finalmente, em um teste cego de sabor, as pessoas sempre preferiram morangos crus. Os pesquisadores enfatizam que este trabalho será útil no desenvolvimento de novas recomendações para os agricultores sobre o uso de pesticidas.

 

 

 

uac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *