Dez prefeituras decretaram situação de emergência até agora em MS

Pelo menos até agora, 10 prefeituras decretaram situação de emergência em Mato Grosso do Sul em razão dos estragos causados pelas chuvas que caíram no estado nos últimos dias — Caracol, Nioaque,

Ribas do Rio Pardo, Porto Murtinho, Bonito, Ponta Porã, Corguinho, Bela Vista, Jardim e Antônio João.

Com os decretos, os municípios ficam autorizados a contratar serviços de reparos sem necessidade de licitação pública e ainda facilita a captação de recursos.

De acordo com o G1, o coordenador da Defesa Civil no Estado, Coronel Hugo Djan Leite, disse que equipes já foram acionadas nos municípios por conta da situação das chuvas nas últimas semanas.

“Temos equipes hoje em Corumbá, Jardim, Bela Vista, Bonito, António João, Porto Murtinho e várias outras cidades do estado. Estamos atuando com equipes técnicas in loco para avaliar como o estado pode ajudar. O volume de chuva dos últimos dias foi muito intenso”.

Em Bonito, por exemplo, choveu 495 mm ao longo de fevereiro, de acordo com Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). O acumulado é três vezes maior do que era esperado para todo o mês, que era de 140 mm.

O município decretou situação de emergência na tarde de quinta-feira (2).

Em Miranda, oeste do estado, ribeirinhos foram retirados de casa por conta da cheia do rio. A situação deixou dezenas de famílias desabrigadas na região.

Os rios que cortam o estado seguem sendo monitorados devido ao volume de chuvas já registrado e que ainda estão previstos.

 

 

dc/ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *