Fortes chuvas deixam Aquidauana em alerta máximo

Autoridades de Aquidauana voltaram a ficar em alerta neste sábado por causa do nível do rio que tem o mesmo nome da cidade. Na quinta-feira à noite chegou ao pico de 7,7 metros e depois disso começou a recuar. Porém, por conta das chuvas de sexta-feira, parou de baixar e no começo da manhã deste sábado ainda estava em 7,4 metros, o que significa que está três metros acima do normal. Hoje, o nível está sete centímetros acima da medição feita no final da manhã da última sexta-feira.

Mas o principal motivo para preocupação é a forte chuva que atingiu a região de Rochedo nesta sexta-feira. Conforme informação obtida pela PM junto a fazendeiros que fizeram a medição, foram 100 milímetros em pouco mais de uma hora de temporal. Além de estragos na área urbana, estradas da zona rural ficaram intransitáveis.

E, conforme o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Raváglia, esta água que caiu na região de cabeceira deve chegar à cidade de Aquidauana em cerca de dois dias. “Se até lá o rio não tiver baixado uns dois metros aqui na cidade, acho que vamos ter problemas sérios”, afirmou Raváglia nesta manhã.

Porém, como também choveu forte na sexta-feira em Dois Irmãos do Buriti e nas regiões de Palmeiras e Piraputanga, a tendência é de que o nível não baixe o suficiente, antes que a água de Rochedo chegue a Aquidauana, acredita o coordenador da Defesa Civil.

Na última grande cheia, em 2018, o nível chegou a 8,6 metros e as remoções de moradores na cidade começaram, quando atingiu 7,4 metros. Naquele ano, até a cabeceira das duas pontes que ligam as cidades de Anastácio a Aquidauana chegaram a ficar submersas. Porém, as famílias que moravam nas áreas mais baixas foram transferidas. Agora, se chegar aos oito metros, várias famílias terão de deixar seus imóveis, lembra Mário Raváglia.

Conforme informou o prefeito Odilon Ribeiro, a Prefeitura de Aquidauana já está com o abrigo de emergência organizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz, tem caminhões, tratores e servidores também estão à disposição para remoção de famílias caso precisarem de ajuda.

A Defesa Civil do Estado emitiu sinal de alerta na quinta-feira, assim que o nível chegou aos sete metros. Mas depois das fortes chuvas de sexta-feira na região de Rochedo e Corguinho a instituição não voltou a se manifestar sobre o risco de alagamentos em Aquidauana.

 

 

pma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *