Governo de MS disponibiliza R$ 1,6 milhão para incentivo ao Carnaval 2023

Pensando n grande festa popular que é o Carnaval brasileiro, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), assinou o termo de fomento que disponibiliza R$ 1, 6 milhão para a promoção das duas maiores festas que acontecem em MS, sendo esta Corumbá e Campo Grande.

As Ligas Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) e Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Liblocc) vão promover o carnaval de rua e o desfile das escolas de samba da Cidade Branca, enquanto a Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca) promoverá a festa da Corte de Momo na Cidade Morena.

Segundo o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a festa popular movimenta a economia e o turismo do Estado e o Governo não poderia deixar de participar, através deste fomento da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC). “Investir em cultura é investir em inclusão, além disso, o Carnaval significa fomentar o turismo e a economia dos municípios”, disse Eduardo Riedel.

O secretário da pasta mais transversal do Governo do Estado, a SETESCC, que é responsável pela FCMS, Marcelo Miranda, ressaltou que a nova formatação da Secretaria foi pensada para fomentar e valorizar a cultura brasileira e sul-mato-grossense. “A nova formatação da SETESCC foi pensada para integrar as políticas públicas do governo, e o carnaval, festa popular que valoriza nossa cultura, traz entretenimento e fomenta o turismo tem um papel muito importante nesse novo momento.”, explicou Marcelo Miranda.

Já o diretor presidente da FCMS, Max Freitas salienta a importância, o apelo cultural e o benefício que o carnaval traz para o Estado: “O carnaval é uma festa que apoia o comércio local e aumenta o fluxo turístico nas cidades. O investimento na cultura e os recursos que a folia geram ficam para os municípios e para o Estado, além de podermos contribuir com este momento de lazer e acesso cultural para a população e festas cheias de atrações”, conclui Marx Freitas.

Campo Grande

O lançamento da folia na Capital, que tem a organização da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, acontece na próxima sexta-feira (20), às 19h, no Armazém Cultural, que fica na Av. Calógeras, 3065 – Centro.

Corumbá

A Cidade Branca realiza historicamente o maior carnaval do Estado e o lançamento, que tem a organização da Prefeitura Municipal e da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, acontece no dia 31 de janeiro, terça-feira, às 18h30, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, que fica no Porto Geral, na Rua Domingos Sahib, 570 – Centro.

 

 

gov/ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *