Câmara dos Deputados confirma a cassação de Deltan Dallagnol após decisão do TSE

A Câmara dos Deputados, por meio de sua Mesa Diretora, confirmou nesta terça-feira, 6, a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de cassar o mandato do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) por causa da tentativa de burlar a Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2022.

No dia 16 de maio, a Corte eleitoral decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do parlamentar devido à irregularidade cometida ao solicitar exoneração do cargo de procurador da República durante procedimentos de apuração de infrações disciplinares no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Os ministros entenderam que tais processos poderiam resultar em punições.

A Lei da Ficha Limpa e a da Inelegibilidade proíbem a candidatura de servidores que deixam o Judiciário ou o Ministério Público para evitar penalidades.

Conforme estabelecido pela Constituição, a Mesa Diretora da Casa Legislativa deve declarar a perda do mandato do parlamentar quando determinada pela Justiça Eleitoral. O processo segue as diretrizes definidas por um ato da Mesa da Câmara em 2009.

“A Câmara observou apenas se foram cumpridas as formalidades legais. O mérito foi julgado pelo tribunal, foi um ato declaratório”, afirmou Luciano Bivar (União-PE), um dos quatro secretários do órgão.

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é responsável pela condução dos trabalhos administrativos da Casa. Ela é composta pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pelos primeiro e segundo vice-presidentes, Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e por quatro secretários: Luciano Bivar (União-PE), Maria do Rosário (PT-RS), Júlio Cesar (PSD-PI) e Lucio Mosquini (MDB-RO). Além disso, há quatro suplentes na Mesa Diretora: Gilberto Nascimento (PSC-SP), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Beto Pereira (PSDB-MS) e André Ferreira (PL-PE).

 

 

 

 

 

(Redação Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *