Projeto SGO Sorridente devolve sorrisos em São Gabriel do Oeste

O sorriso é o nosso cartão de visitas, dizem por aí que não existem portas fechadas para um belo sorriso e a perda dentária é um problema que afeta grande parte da população brasileira.

E foi buscando uma solução para isso, que a prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Laboratório Municipal de Próteses Dentárias criaram um projeto para levar próteses de baixo custo e fácil implantação para população rural de São Gabriel do Oeste.

A equipe esteve na terça-feira (24/01) no Assentamento Itaqui realizando as triagens O projeto surgiu da necessidade de repor dentes perdidos por populações mais distantes da cidade que não têm tanto acesso aos cuidados de uma visita regular ao dentista.

Levar até essa população um atendimento digno e ter condições de devolver o sorriso e a autoestima é o ponto principal da ação que já tem planos de expandir os atendimentos a outras regiões rurais do município.

“Nesses projetos sociais não tem como levar a estrutura de um laboratório inteiro para a fundição de uma prótese comum. Nesse caso, levamos a equipe que faz a avaliação e triagem, realiza a moldagem em gesso e as próteses são confeccionadas no laboratório Municipal e depois entregues.”, conta Geraldo Rolim, secretário Municipal de Saúde.

“Com a equipe do laboratório indo de encontro à população a gente consegue confeccionar s próteses sem ter que deslocar a população para a cidade”, explica Daniela Tolotti, Coordenadora de Saúde Bucal, que considera ainda que a operação nos assentamentos facilita o acompanhamento dos pacientes.

Além de orientações gerais, todos os pacientes que estiveram presentes na ação, recebeu um kit de higiene bucal e uma palestra sobre cuidados com a a saúde bucal que podem evitar uma futura extração.

pmsgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *