MS terá o maior hospital de animais silvestres da América Latina

Está prestes a inaugurar em Mato Grosso do Sul o maior hospital especializado em animais silvestres da América Latina. A unidade está em fase final de obras, em construção no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) na Capital.

Neste último dia 3 de março, o “Dia Mundial da Vida Selvagem”, o governo do Estado reforça a importância do hospital para a preservação da biodiversidade sul-mato-grossense.

Com a ativação do hospital, o atendimento à vida selvagem será modernizado, uma vez que o prédio vai concentrar serviços como triagem, exames, atendimento clínico, cirurgias e reabilitação.

“Hoje, quando precisamos fazer exames como raio-x e ultrassom, dependemos de parceiros, como universidades. Com a nova clínica, vamos concentrar todo esse serviço no Cras, o que vai proporcionar conforto e dar mais agilidade e efetividade ao atendimento”, conta a coordenadora do Cras, Aline Duarte.

O hospital veterinário vai modernizar o atendimento aos bichos das mais diversas espécies que vivem no Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica e acabaram resgatados devido a problemas de saúde.

Segundo projeto da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), a clínica contará com centro cirúrgico completo, centro de triagem, setores de quarentena para mamíferos, aves e répteis, sala de necropsia com câmara fria, laboratório de anatomia patológica e laboratório de patologias clínicas. Terá ainda salas de exames clínicos e de imagem com ultrassom e raio-x, além de clínica para pronto atendimento.

A parte administrativa terá estrutura completa para atender a equipe de veterinários, biólogos e demais profissionais. Conforme a Agesul, a equipe de obra trabalha na fase de acabamento, instalação de pastilhas, pinturas finais e instalações de louças e metais.

 

Trabalho 

Criado em julho de 1987 para recepcionar, triar e destinar os animais silvestres apreendidos em operações de combate ao tráfico, atropelados nas rodovias estaduais ou ainda entregues voluntariamente pela população, o Cras desenvolve trabalho de excelência, reconhecido em todo o Brasil. Foi um dos primeiros Centros de Triagem de Animais Silvestres do País e é, atualmente, o mais importante da categoria.

Chico Ribeiro/Portal MS

MS ganha o maior hospital de animais silvestres da América Latina

Arara com implante no bico

 

A unidade é vinculada ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e já ganhou destaque internacional por realizar procedimentos avançados, como o implante de bico em uma arara Canindé realizado com sucesso em março de 2020, que repercutiu nos meios científicos internacionais. O Centro de Reabilitação também fez uma prótese em impressora 3D para implantar em um mutum, pássaro de grande porte que foi vítima de atropelamento.

 

 

 

 

fonte: imasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *