Arqueólogos encontram sarcófago de múmia coberta de ouro no Cairo

Arqueólogos dizem ter encontrado uma múmia coberta de ouro num sarcófago fechado há 4.300 anos. Acredita-se que esta múmia, os restos mortais da munia são de  Hekashepes um dos membros que pertenceu à realeza mais antigos e completos já encontrados no Egito. A múmia foi descoberta a 15 metros de profundidade em um cemitério em Saqqara, no sul do Cairo, onde três outras tumbas foram encontradas. A descoberta ocorreu no  sítio arqueológico de Saqqara, ao sul do Cairo.

A maior das múmias descobertas na antiga necrópole pertence a um homem chamado Khnumdjedef um sacerdote, inspetor e supervisor de nobres. A outra pertencia a um homem chamado Meri um alto funcionário do palácio com o título de “guardião de segredos”, o que permitia a ele realizar rituais religiosos especiais. Acredita-se que um juiz e escritor chamado Fetek tenha sido sepultado na outra tumba, onde foi descoberta uma coleção de estátuas provavelmente as maiores já encontradas na área.

Vários outros itens, incluindo artigos de cerâmica foram achados entre os túmulos. O arqueólogo Zahi Hawass, ex-ministro de Antiguidades do Egito, afirmou que todas as descobertas datam aproximadamente dos séculos 25 a 22 a.C. “Esta descoberta é muito importante pois conecta os reis com as pessoas que vivem ao seu redor”, diz Ali Abu Deshish, um outro arqueólogo envolvido na escavação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *