Assomasul e Famasul debatem ações conjuntas para investimentos na área rural do municípios do MS

Os diretores do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni e Frederico Stella, se reuniram  com o presidente da Assomasul, Valdir Júnior, para discutir ações conjuntas em torno de investimentos na área rural dos municípios de MS.

A ideia é desenvolver uma parceria para captação de recursos e atuação em duas frentes importantes: Agricultura Familiar e Comunidades Quilombolas.

Na prática, as duas entidades pretendem unir forças para pleitear ações junto aos governos federal e estadual para investir na agricultura familiar e em infraestrutura, como manutenção das estradas vicinais, reformas e construção de pontes.

Durante a reunião, o presidente Valdir Júnior colocou a Assomasul à disposição da Famasul, destacando que a união entre as duas entidades é muito importante no sentido de incrementar políticas públicas voltadas ao setor agrícola dos 79 municípios do Estado.

A reunião, segundo o diretor-geral da Assomasul, Rogério Rosalin, presente ao encontro, foi motivada pela ministra Tereza Cristina (Agricultura), durante encontro recente com os prefeitos em Brasília.

A ministra entende que essa parceria é fundamental para o encaminhamento de projetos nesse sentido.

 

TITULA BRASIL

O presidente Valdir Júnior e um grupo de prefeitos de Mato Grosso do Sul se reuniram com a ministra Tereza Cristina, para tratar do assunto considerado importante para Mato Grosso do Sul e para todo o País: o Programa Titula Brasil, cujo objetivo é a regularização fundiária no país.

A intenção da Assomasul é acelerar a efetivação do programa Titula Brasil em âmbito estadual.

Lançado oficialmente em 10 de fevereiro pela ministra, o programa foi amplamente discutido com os gestores locais no fim de março por meio de videoconferência com a ministra, que representa o Estado no governo Jair Bolsonaro.

A ideia é que onde existir terras rurais da União aptas à regularização fundiária ou assentamentos da reforma agrária os municípios já podem acessar a página do Titula Brasil para preencher o formulário de adesão ao programa.

Durante a reunião, a ministra ressaltou que o objetivo do programa é ampliar o alcance dos serviços do Incra e agilizar os processos de regularização fundiária por meio de acordos de cooperação técnica com prefeituras.

assomasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *