IFMS divulga primeira chamada para cursos técnicos à distância

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quarta-feira, 18, o resultado final e a primeira chamada da seleção para cursos técnicos subsequentes ofertados na modalidade a distância (semipresencial) em 17 municípios.
O documento, que está publicado na Central de Seleção do IFMS, traz a classificação, a opção ou não por ação afirmativa e a situação do candidato, se foi selecionado em primeira chamada ou está na lista de espera.
A seleção foi feita por sorteio eletrônico no dia 10 de novembro. Os cursos técnicos subsequentes em Administração, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática se destinam àqueles que possuem ensino médio completo.
Matrícula – Pode ser feita a partir  até o dia 27 de janeiro.
O convocado deve acessar o Sistema de Matrículas, sendo necessário enviar os seguintes documentos:
  • histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
  • documento oficial de identificação com foto;
  • número do CPF (caso não conste no documento oficial de identificação);
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (para os brasileiros entre 19 e 45 anos);
  • uma foto atual digital 3×4 ou selfie;
  • documentos exigidos para comprovação de renda familiar bruta mensal per capita (descritos no Anexo V do edital de abertura, no caso de candidatos beneficiários de cotas, com renda menor ou igual um salário mínimo e meio);
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena, certidão de nascimento indígena ou declaração de pertencimento à etnia (somente para os candidatos beneficiários da ação afirmativa para a pessoa indígena);
  • laudo médico (acompanhado do formulário de entrega – Anexo VII – preenchido e assinado, no caso de candidatos beneficiários de cotas para pessoa com deficiência).
Ao finalizar, o candidato precisa fazer o upload de todos os documentos, clicando em “salvar e finalizar” para encerrar o processo de solicitação de matrícula. Um comprovante será então exibido.
Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade com, no máximo, 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.
Quem não tiver acesso à internet poderá fazer a matrícula presencialmente na Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou no polo para o qual se inscreveu, observando os devidos endereços e horários de atendimento.
As instruções para realização da matrícula estão disponíveis no Anexo VIII do edital de abertura do processo seletivo.
Em caso de dúvidas com relação aos procedimentos ou instabilidade no sistema, os candidatos poderão encaminhar um e-mail para cursos.ead@ifms.edu.br.
A segunda chamada, caso haja vagas disponíveis, está prevista para 3 de fevereiro, com matrículas entre os dias 4 e 10 do mesmo mês. As aulas terão início entre 27 de fevereiro e 4 de março, dependendo do polo.
Processo Seletivo – Foram ofertadas 1.064 vagas para os cursos técnicos subsequentes a distância (semipresenciais).
Neste formato de ensino, os estudantes acompanham as aulas pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea), com um encontro presencial por semana no município onde a vaga foi ofertada.
Os polos do IFMS contemplados nesta oferta se localizam em Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora.
O diploma dos cursos de educação profissional técnica de nível médio subsequente possui validade nacional e habilita o concluinte ao exercício profissional na área escolhida.

 

 

fonte: ifms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *