Iniciativa do Mar Negro exporta 18 milhões de toneladas

As exportações da Iniciativa de Grãos do Mar Negro atingiram 17,8 milhões de toneladas de agosto a meados de janeiro, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O grão e outros produtos alimentícios foram exportados para 42 países, disse Farhan Haq, vice-porta-voz durante um briefing em 18 de janeiro.

Foto Pixabay

As exportações de dezembro totalizaram 3,7 milhões de toneladas, ante 2,6 milhões de toneladas em novembro. Nas últimas duas semanas, quase 1,2 milhão de toneladas de alimentos foram transportadas dos portos ucranianos do Mar Negro, disse Haq. “No entanto, as condições climáticas desfavoráveis, tanto nos portos de Odesa quanto nas áreas de inspeção turcas, restringiram alguns movimentos recentemente”, disse ele.

A Black Sea Grain Initiative é um acordo entre a Rússia e a Ucrânia feito com a Turquia e a ONU após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro. Em 24 de julho, a iniciativa reiniciou o movimento de grãos e produtos agrícolas no Mar Negro, que havia parado devido ao bloqueio da Rússia que gerou temores de escassez global de alimentos. O acordo foi prorrogado por 120 dias no final de novembro.

A China é o principal destinatário das exportações, seguida de Espanha e Turquia, segundo informações do Joint Coordination Center (JCC). Quase 44% do trigo exportado foi enviado para países de renda baixa e média-baixa e 64% para economias em desenvolvimento.

O Programa Mundial de Alimentos comprou 8% do total de trigo exportado pela iniciativa em 2022. Haq disse que mais de 1.300 viagens foram permitidas pelo JCC e há mais de 100 embarcações em águas turcas com 32 aguardando inspeção . Os restantes candidataram-se a participar na iniciativa.

 

fonte: onu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *