Prefeitura de São Gabriel do Oeste realiza plantio de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste sábado (5), a Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste realizou o plantio de mudas de árvores no Parque Aquático e na Praça do Bairro Primo Mafissoni.

A ação foi realizada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Cultura, Desporto e Turismo, e acompanhada pelos respectivos secretários, Roberto Emiliani Junior e Alexandre Pierezan. O vice-prefeito Valdecir Malacarne e o diretor do departamento de agricultura, pecuária e meio ambiente, Adão Rolim, também auxiliaram no plantio.

De acordo Alexandre Pierezan, foram plantadas 15 mudas de árvore da espécie Resedá. “Diante da pandemia, optamos por realizar este ato simbólico como forma de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. As mudas foram cultivadas no Viveiro Municipal e plantadas hoje, em comemoração a semana mundial do meio ambiente”, comentou.

No bairro Primo Mafissoni, o plantio foi acompanhado pelo morador Rosenildo Ferreira Gonçalves, mais conhecido como “Nino”. Ele se voluntariou para fazer a rega frequente das árvores. “Moro há doze anos neste bairro e vai ser um enorme prazer poder colaborar. Vou regar e cuidar para que elas cresçam”, completou. No Parque Aquático, um servidor ficará responsável pelo cuidado.

A espécie Resedá possui raízes superficiais e não destroem calçadas, como acontece com muitas das espécies usadas em paisagismo urbano. O porte pequeno do Resedá, também mantém a copa longe da fiação, evitando podas excessivas e desfigurantes. Possui folhas resistentes à poluição, que caem uma vez por ano. A florada se mantém intensa durante toda primavera.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e a data visa buscar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível o planeta.

Apesar de parecer uma tarefa difícil, o meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras. Veja a seguir algumas dicas importantes para preservar o meio ambiente:

  • Economize água e energia;
  • Não compre animais silvestres sem autorização;
  • Evite hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário;
  • Sempre que possível, deixe seu carro em casa;
  • Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;
  • Reaproveite e recicle;
  • Não desperdice alimentos.

 

pmsgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *