Cientistas japoneses modificam geneticamente plantas para absorver efeitos radioativos do Césio-137

Cientistas japoneses da Universidade Iwate descobriram como modificar geneticamente certos transportadores em células vegetais para fazê-los absorver Césio-137 (um poluente radioativo do solo) independentemente do transporte de potássio. Uma vez que ambos os elementos (césio e potássio) tendem a se mover em paralelo em transportadores convencionais, isso representaria um problema para o nível de potássio no solo ou na planta.

 

Recentemente, o grupo do Dr. Abidur Rahman, biólogo vegetal da Universidade de Iwate (Japão), em colaboração com o Dr. Keitaro Tanoi, da Universidade de Tóquio, e o Dr. Takashi Akihiro, da Universidade de Shimane, descobriu dois transportadores de césio independentes do potássio, que capturam o césio dentro da planta sem afetar o potássio. Sua descoberta feita na planta modelo da Arabidopsis,foi publicadorecentemente na principal revista científica Molecular Plant . Eles mostraram que duas proteínas do ATP Binding Cassette (também conhecidas como “transportadores ABC” em geral e evolutivamente abundantes em todo o reino), ABCG33 e ABCG37, capturam césio dentro da célula.

 

“Este estudo mostra como podemos resolver os problemas agrícolas que nos cercam com pesquisa básica e por que ela deve ser financiada.” Este estudo também demonstra o poder das colaborações para responder a questões científicas ”, disse o líder do grupo, Dr. Abidur Rahman.

UI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *