Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Mônaco deste domingo (23), quinta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Foi a 12ª vitória da carreira do holandês, a segunda neste ano. Com o triunfo, Verstappen agora lidera o mundial de F1 com 105 pontos. Lewis Hamilton, apenas o sétimo colocado, é o segundo com 101 pontos.
Não foi o dia da Mercedes. Hamilton não conseguiu ganhar posições durante a corrida, enquanto Valtteri Bottas teve um problema em seu pit-stop e abandonou a corrida. Com isso, a Red Bull ultrapassou a Mercedes na classificação dos construtores. A equipe de bebidas energéticas lidera com 149 pontos, um à frente de sua rival.
Carlos Sainz, da Ferrari, e Lando Norris, da McLaren, completaram o pódio na segunda e terceira posição, respectivamente. Foi o primeiro pódio de Sainz com a Ferrari.
Sergio Perez fez uma excelente corrida e ganhou cinco posições. Depois de largar na P9, o mexicano recebeu a bandeira quadriculada na P4. Perez chegou ameaçar Norris pela terceira posição nos estágios finais da corrida, mas não conseguiu a ultrapassagem.
Foi também o dia dos primeiros pontos de Sebastian Vettel com a Aston Martin. O alemão teve um ótimo fim de semana em Monte Carlo, terminando todos os treinos dentro do top10. Na corrida, Vettel contou com uma boa estratégia de sua equipe para terminar na quinta posição.
Pierre Gasly terminou na sexta posição, à frente de Hamilton. O francês segurou o sete vezes campeão mundial por toda a corrida.
Fechando os 10 primeiros, dois grandes destaques do final de semana. Esteban Ocon, da Alpine, foi o nono e Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, completou o top10.
Leclerc, que garantiu a pole, não consegue largar
Charles Leclerc teve problemas enquanto ia para o grid e, como resultado, não largou. A Ferrari explicou que um “problema no eixo esquerdo do motor” deixaria o dono da casa Leclerc fora da corrida.
A primeira posição ficou vazia no grid de largada, enquanto Max Verstappen não tinha ninguém ao seu lado no começo da corrida.
Valtteri Bottas bem que tentou ultrapassar Verstappen, depois de uma boa largada do piloto da Mercedes, mas o holandês conseguiu se defender e manteve a liderança da corrida.
Confira o resultado final do Grande Prêmio de Mônaco de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
5) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
6) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
7) Lewis Hamilton (Mercedes)
8) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
10) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
11) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
13) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
14) George Russell (Williams/Mercedes)
15) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
17) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
18) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
OUT) Valtteri Bottas (Mercedes)
OUT) Charles Leclerc (Ferrari)
motors