Começou nesta quinta-feira (17) a entrega de 80 mil cobertores adquiridos pelo Governo do Estado para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A ação, conduzida pela secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), teve a participação do governador Reinaldo Azambuja.
A campanha “Aqueça uma Vida” já é um marco e anualmente esperada pelas famílias sul-mato-grossenses. Desde 2020, devido ao cenário de pandemia, a entrega aos municípios obedece rígido cronograma e olhar atento às normas de segurança.
“Começamos hoje a entrega dos cobertores aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. São peças que vão atender indígenas , assentados e comunidades do Estado com famílias mais vulneráveis. É mais uma ação do Estado atendendo as demandas da população, em parceria com as cidades sul-mato-grossenses”, ressaltou o governador Reinaldo Azambuja que deu início às primeiras entregas.
Mato Grosso do Sul já entregou 410 mil cobertores para a população carente do Estado durante os últimos anos de campanha. “Neste ano o sistema foi diferente dos anos passados por causa da pandemia da Covid-19. Evitamos fazer as entregas pessoalmente aos prefeitos por causa da pandemia, mas isso não impediu o Governo de MS fazer essa entrega para a população e sei que cada gestor fará chegar às famílias a nossa entrega”, completou Reinaldo Azambuja.
Com recursos do Fundo de Investimento Social (FIS), foram 80 mil unidades adquiridas, totalizando um investimento de R$ 2.671.200,00. Cada unidade saiu por R$ 33,39, entregues pela empresa Altomax comércio de meias e cobertores, importação e exportação Eireli. O cobertor é do tipo casal, sendo o material de manta em microfibra, 100% poliéster, com medida mínima de 1,80 x 2,20 e gramatura mínima 190 g.
“Com a entrega deste ano, já ultrapassamos a marca de 400 mil cobertores desde o início de nosso governo. São cobertores de qualidade, que foram minuciosamente analisados por nossa equipe e que garantirão mais conforto e dias mais quentes para as nossas famílias em vulnerabilidade social. O Governo do Estado, por meio da Sedhast e o trabalho em conjunto com outras pastas, vem olhando com muito carinho e atenção para cada família de Mato Grosso do Sul, principalmente neste período de pandemia. São um conjunto de ações, que no final, acabam dando mais segurança para quem vive aqui”, destacou a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.
A distribuição entre os municípios é proporcional ao número de famílias em situação de vulnerabilidade social, de extrema pobreza, de acordo com Cadastro Único (CadÚnico); distribuição por porte do município; e presença de população indígena no território conforme dados do IBGE 2010 e o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul, considerando também o porte municipal. A partilha foi deliberada pelo Conselho Estadual de Assistência Social de MS (CEAS) e pactuada na Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social de MS (CIB).
Conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE/MS), 10.445, a partir da página 32, Campo Grande receberá 14.534 cobertores, Dourados 5.052, Três Lagoas 3.038 e Corumbá 3007. A relação completa, por município, pode ser conferida na publicação.
Para a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/MS), Rosane Moccelin, a entrega dos cobertores para as famílias do estado é de fundamental importância, principalmente neste momento de pandemia. “Muitas famílias viram sua renda diminuir com a pandemia e a entrega dos cobertores, além de aguardada, também representa um alívio financeiro. Em nossos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) a procura já é esperada quando se aproxima a época de entrega desses cobertores”, destacou, enfatizando ainda o permanente compromisso do Governo do Estado em repasses pelo Fundo Estadual de Assistência Social (Feas).
Do total de 80 mil cobertores, 1,5 mil unidades serão entregues à Defesa Civil de MS, para atendimentos específicos do órgão, que muitas vezes alcança localidades de difícil acesso e atua em situações de calamidade. Essa destinação também foi pactuada na CIB MS.
Obedecendo a programação estabelecida pela Sedhast, cada município está retirando o número de cobertores estipulado no depósito localizado na sede do Programa Rede Solidária, do Jardim Noroeste e também no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, ambos em Campo Grande.
Leomar Alves Rosa, Sedhast
Fotos: Chico Ribeiro