Mato Grosso do Sul pode caminhar a passos largos para garantir a tão sonhada imunidade de rebanho. Com a informação de que o Ministério da Saúde atualizou o cronograma de entrega de vacinas, nesta terça-feira (13), a expectativa é que o estado possa garantir a vacinação para toda população adulta até o fim de agosto.
O ministro Marcelo Queiroga participou de uma reunião do Fórum Nacional de Governadores e apresentou os possíveis cenários de entrega das vacinas nos próximos meses.
Ao todo, espera-se que mais de 100 milhões de doses sejam entregues entre julho e agosto, das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Segundo a pasta, foram entregues mais de 147 milhões de doses em todo o país.
O secretário de Saúde, Geraldo Resende, garantiu que esse novo cronograma, se de fato cumprido, pode antecipar as previsões iniciais e ter a imunização da população adulta até pouco antes do esperado – inicialmente, a expectativa era que fosse em setembro.
“Será o suficiente para atingir a imunidade de rebanho”, resumiu Resende, que mostrou otimismo em garantir a imunização de toda a população adulta.
Mato Grosso do Sul atingiu recentemente 70% da população adulta imunizada com ao menos 1° dose da vacina.
ses/ms