Relatório da Sejusp aponta Aquidauana como a cidade mais segura do MS

A cidade de Aquidauana tem suas qualidades e, desta vez, garantiu o direito de comemorar o primeiro lugar do ranking das cidades mais seguras de Mato Grosso do Sul. O empenho foi divulgado por um relatório da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Nova Andradina ficou na segunda colocação.

Os índices apontaram para um desempenho acima da média em todos os indicadores de segurança pública para a região do Vale do Ivinhema, que engloba os policiais militares do 8° Batalhão. De acordo com a polícia e a cidade, o resultado alcançado só poderia acontecer com o reforço do policiamento ostensivo e preventivo, que ajudou o município a garantir o primeiro lugar.

“Entendemos que a preocupação com a segurança é um assunto que está constantemente em pauta em reuniões dos órgãos de segurança pública, uma vez que ninguém está imune de ser vítima da criminalidade”, diz trecho de uma pequena nota publicada no site da Polícia Militar.

Avaliada nos seis primeiros meses, a polícia da região do Vale do Ivinhema abordou 16.122 pessoas e conseguiu recapturar ao menos 75 foragidos da justiça. Outro destaque foi que quase 1.199 foram conduzidas para a delegacia.

Foram realizadas 6.658 abordagens a veículo, e 27 desses estavam com ocorrência de roubo ou furto, sendo recuperados e encaminhados à delegacia. Foram aprendidas  17 armas de fogo em ações preventivas e repressivas culminando no recolhimento dos armamentos e a prisão dos criminosos.

A luta contra o tráfico não passou despercebido no ranking que apontou mais de 3,6 toneladas de drogas foram retiradas de circulação. Além disso, a cidade promoveu 80 operações preventivas e uma delas, em agosto do ano passado, retirou 200 motocicletas e outras centenas que foram abordadas e realizadas as devidas regularizações sem que houvesse a necessidade de apreensão.

Com atividades operacionais focadas no preventivo foram realizados o atendimento de mais de 360  vítimas de violência doméstica através do Programa Mulher Segura.

“As ações preventivas resultaram na redução dos principais índices de criminalidade que tiveram queda em relação ao ano anterior, devido ao excelente nível no serviço operacional desempenhado todos os dias pelos policiais militares”, disse o Comandante Tenente Coronel J. Roberto.

 

 

sejusp/ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *