Mato Grosso do Sul será um dos estados que vai receber um frio intenso na próxima semana. As informações foram divulgadas pelo serviços da MetSul Meteorologia. Conforme as informações, uma massa de ar frio de origem polar de grande intensidade vai invadir o Brasil na próxima semana e tem potencial para ser uma das mais intensas deste século a alcançar o território nacional e o Estado será um dos mais atingidos.
Os modelos numéricos vem indicando de forma sistemática que será uma erupção de ar gelado muito intensa, mais forte que a de junho e a desta semana, e em alguns momentos chegam a sinalizar uma onda polar de excepcional força com magnitude raramente vista na história recente. Estes cenários devem ficar mais claros ao longo deste fim de semana e na segunda-feira com a maior proximidade do evento.
Já os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicam que Mato Grosso do Sul deve receber o frio a partir desta terça-feira (27), enquanto alguns lugares do país começam a sentir o efeito já na segunda-feira (26).
Diferente do frio passado, o Estado não registrará temperaturas abaixo de 0ºC. O Instituto indica que, na quarta-feira (28), alguns termômetros de MS, como os de Aral Moreira e Ponta Porã, podem marcar 3ºC. Ainda no Sul do Estado, Iguatemi e Eldorado podem registrar mínima de 5ºC.
A linha de 0º C no nível de 850 hPa alcança São Paulo e o Sul do Mato Grosso do Sul, ou seja, o ar polar poderia alcançar latitudes do Centro do Brasil com intensidade rara. Vento e nuvens, em princípio, devem impedir uma sequência de dias de geada ampla e generalizada no Centro-Sul do Brasil. As projeções de geada em maior número de locais são mais para o final do período de pico da onda de frio, logo no final da próxima semana. A geada atingiria partes do MS e de SP, além dos três estados do Sul. É o que, por exemplo, mostra o modelo canadense para o fim da semana que vem.
Na madrugada do último dia 14 houve geada. A cidade de Rio Brilhante, a 150 km de Campo Grande, continuou sendo a cidade que mais fez frio, marcando -2,2º C.
Além do gelo em Rio Brilhante, cidades como Cassilândia, Água Clara, Santa Rita do Pardo, Ponta Porã, Aral Moreira, Iguatemi, Itaquiraí, Angélica, Dourados e Ivinhema chegaram a gear, conforme informações do meteorologista Natálio Abraão. Em Santa Rita do Pardo, a 242 km de Campo Grande, foi registrado 0°C com sensação de -3°C.
Produtores rurais da região sul de MS, devem ficar atentos ao clima porque há alerta de baixas temperaturas com possibilidade alta de geadas nos próximos dias. A previsão é do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). No entanto, a estimativa é que a frente fria seja mais branda em relação a que afetou o estado ao final de junho.
cemtec