Estado de Santa Catarina vai unificar número de RG e CPF a partir de novembro

O registro geral (RG) da carteira de identidade terá, a partir de novembro, o mesmo número do CPF. A medida não afeta quem já tem o documento, que continuará tendo validade. Entretanto, quem emitir o documento a partir de 8 de novembro, já pega o novo formato, com numeração unificada.

Por causa das normas vigentes atualmente, cada estado pode ter o próprio número de identidade, ou seja, uma mesma pessoa pode ter 27 RGs diferentes, o que causa, de certa forma, vulnerabilidade na segurança e pode favorecer fraudes, o que os especialistas esperam evitar ao adotar esse modelo de documento, principalmente levando em conta a biometria, que também é uma aliada para garantir a segurança.

O perito do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) Giovani Eduardo Adriano acredita que o documento unificado será mais confiável. “É um documento mais confiável, um documento menos suscetível a fraudes. Só no vazamento de informações nos últimos meses da Receita Federal com o banco de dados do IGP aqui de Santa Catarina, nós conseguimos derrubar mais de 160 mil CPFs que poderiam ser duplicados ou ser utilizados para fraudes”.

Além de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, entre outros estados, também estudam adotar medida de unificação dos números de RG e CPF.

 

ssp/sc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *