O Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste emitiu nesta sexta-feira (24), uma nota de repúdio em relação a campanha publicada pelo banco Bradesco nas redes sociais onde trata sobre o carbono neutro.
Confira a nota na íntegra:
São Gabriel do Oeste – MS, 24 de dezembro de 2021.
NOTA DE REPÚDIO
Em relação à propaganda veiculada nas redes sociais em nome do Banco Bradesco com o título: “CARBONO NEUTRO”. Neste institucional, em relação ao sistema de produção da carne brasileira, a abordagem foi feita de forma leviana e irresponsável, o que poderá trazer prejuízos imensuráveis à cadeia produtiva da pecuária nacional.
Ontem ficamos no aguardo do posicionamento oficial dessa Instituição Financeira e ela não se manifestou publicamente para prestar os devidos esclarecimentos.
Assim sendo, o Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, entidade ligada ao Sistema Famasul, repudia veemente a forma que foi abordado um assunto de extrema relevância para um dos segmentos mais sustentáveis do AGRO BRASILEIRO e esclarece, que:
- Existem pesquisas cientificas realizadas por Instituições e Entidades de renome nacional e com alta credibilidade, tais como a EMBRAPA, provando que dentro do sistema de produção da carne brasileira, predominante a pasto, o capim sequestra muito mais carbono do que o boi emite, deixando assim um saldo positivo para o meio ambiente e contribuindo assim para melhorias na qualidade de vida do ser humano.
- A atividade Pecuária juntamente com a Agricultura e outros segmentos do AGRO, além de alimentar milhões de pessoas no Brasil e no mundo, vem sustentando a balança comercial brasileira às custas de muita dedicação e esforço do PRODUTOR, os quais pagam os juros mais altos do mundo para produzir alimento, à Instituições financeiras como o Banco Bradesco.
Essa Entidade questiona: se o segmento da PECUÁRIA é tão prejudicial ao meio ambiente, porquê o Banco Bradesco, com as suas linhas de credito financia essa atividade? É HIPOCRISÍA OU GANÂNCIA?
Mediante a situação criada por esta campanha publicitária o Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, solicita a esta Instituição, a retirada imediata de circulação deste material de todos os veículos de comunicação OU caso isso não aconteça este Sindicato se compromete a encabeçar juntamente com outras Instituições e Entidades representativas do produtor rural uma campanha solicitando que produtores rurais e empresas ligadas ao AGRO cancelem as suas contas na Instituição Financeira Banco Bradesco.
DIRETORIA DO SINDICATO RURAL DE SÃO GABRIEL DO OESTE