Mais do que nunca na Fórmula 1, os jogos mentais entre Red Bull e Mercedes aconteceram ao longo de toda a temporada de 2021. Ainda que Lewis Hamilton tenha a experiência de sete campeonatos mundiais e 14 anos na principal categoria do esporte a motor, para David Coulthard, ex-piloto de F1, a forma como os taurinos trabalharam para a conquista do título de Max Verstappen, que se deu literalmente na última volta do GP de Abu Dhabi, entrou na cabeça do britânico.
“Ele [Verstappen] é um ser humano excepcional, um atleta excepcional”, disse Coulthard, em entrevista à rede de televisão britânica Canal 4. “Ele é brilhante e decisivo. Quem mais nós conhecemos que é brilhante e decisivo? Ayrton Senna e Michael Schumacher, para citar apenas alguns”, acrescentou.
“[Contra] o poder de Mercedes e Lewis, Max teve que, sem dúvida, vir com uma abordagem diferente. Sua abordagem é: sempre que houver uma porta parcialmente aberta, ele irá em frente. Isso entrou na mente de Lewis”, completou.
Para o ex-piloto escocês a educação que Verstappen recebeu de seu pai, Jos, também ex-piloto de F1, é a responsável pelo holandês “não temer nada”. Durante todo o ano, o #33 sempre se mostrou calmo e, quando questionado sobre pressão, tratou de afastar a possibilidade de qualquer “nervosismo”.
“Ele não teme ninguém. Isso não faz parte de sua personalidade. O que acho mais impressionante é que, se houver um espaço, ele vai atrás dele. Não há nem dúvida. Quando eu estava competindo, costumava pesar: ‘Devo arriscar agora, não devo arriscar?’ Ele simplesmente vai atrás. É realmente muito especial”, concluiu.
grid