Ampliar em quase 50% a produção de peixes em cultivo no Mato Grosso do Sul. Este é um dos objetivos do PRO-PEIXE (Plano Estadual de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Piscicultura no Estado de Mato Grosso do Sul) para este ano.
A meta da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento e Agricultura Familiar) é passar de 36,4 mil toneladas produzidas em 2021 para até 55 mil toneladas neste ano.
“A ideia é promover o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura no Estado de Mato Grosso do Sul, de forma ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa”, elencou o secretário da Semagro, Jaime Verruck.
Na semana passada mais um passo foi dado neste sentido. O secretário recebeu o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos (o Toninho da COFAPI), acompanhado do secretário de Agricultura do município, Valdir de Lírio e da empresária Leida Cristina Mendes Queiroz. Eles apresentaram ao secretário o projeto de construção de um frigorífico para processamento da carne de tilápia.
O investimento será de R$ 10 milhões para construção de uma planta industrial para beneficiar até cinco toneladas de tilápia ao dia, com potencial de geração de 100 empregos diretos. Os recursos devem vir do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), além de receber incentivos fiscais dentro do Prodes (Programa de Incentivos para Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande).
“Vamos ativar o Pro Peixe Peixe e estimular os produtores a criar tilápias para atender o frigorífico, já conversamos isso com o prefeito. Temos uma série de produtores com tanques escavados e que podem passar a produzir o peixe para fazer o suprimento da fábrica”, disse Verruck.
semagro