Mato Grosso do Sul completou neste sábado (29) duas semanas do início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra covid-19. Até essa última sexta-feira (28), 30.170 doses foram aplicadas.
Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 301.026 crianças estão elegíveis para a imunização. Com isso, 10,49% já iniciaram o ciclo vacinal. Os dados são do painel Mais (Monitor de Apoio às Informações em Saúde).
O principal imunizante para este público é a Comirnaty, da Pfizer. A dosagem e até a embalagem é diferente para crianças. Recentemente, o Estado liberou a aplicação da CoronaVac, que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou para crianças a partir dos 6 anos na semana passada.
Por orientação da autarquia, a vacinação deste público não pode ser feita em drive-thru. O motivo é que a criança deve ficar em observação por 20 minutos após a aplicação. Pais ou responsáveis devem acompanhar os filhos.
Indígenas
Nesse mesmo período, 4.205 crianças indígenas receberam a primeira dose, correspondendo 31,8% da população alvo, de acordo com informações da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e do Dsei/MS (Distrito Sanitário Especial Indígena).
Em Mato Grosso do Sul, há cerca de 13.223 crianças indígenas aldeadas, aptas a receberem a vacina pediátrica contra a Covid-19. A população indígena em geral, incluindo as crianças, compõe o grupo prioritário a ser vacinado.
ses/ms