Cidade Empreendedora: secretário destaca importância de edital para o desenvolvimento dos municípios de MS

Foi publicado nesta segunda-feira (31) pelo Sebrae/MS, um novo edital do programa Cidade Empreendedora, com mais dez vagas disponibilizadas para municípios de Mato Grosso do Sul. Os gestores municipais interessados em aderir à iniciativa podem fazer a inscrição a partir de amanhã (1º) até o dia 25 de fevereiro por meio do  site oficial.

Na avaliação do secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que preside o Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, o programa Cidade Empreendedora é uma importante ferramenta de desenvolvimento e, com os novos municípios inscritos, serão 32 cidades atendidas pela instituição em 2022, o que irá ajudar a alavancar a economia sul-mato-grossense.

“O Cidade Empreendedora tem um papel fundamental que é ajudar na estratégia de desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Isso se dá através da desburocratização e da ação municipal. As ações do programa dão suporte ao pequeno empreendedor e aos pequenos produtores, além de melhorar o ambiente de negócios no âmbito do município e, com várias cidades do Estado aderindo a iniciativa, cria-se um ambiente melhor para Mato Grosso do Sul”, comenta o titular da Semagro e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS.

Conforme o edital publicado nesta segunda-feira (31) pelo Sebrae, novas cidades selecionadas irão compor o terceiro ciclo do programa e serão acompanhadas pela instituição durante 15 meses – a partir deste ano até 2023. Para a realização do trabalho, os municípios poderão escolher entre dois eixos de atuação: Cidade de Negócios, voltado para transformar desemprego em empreendedorismo e alavancar o desenvolvimento por meio dos pequenos negócios, e Cidade Agro que é focado no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o programa possui duas linhas de atuação: uma voltada para a melhoria do ambiente de negócios e a outra direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Essa estratégia trazida pelo Cidade Empreendedora já possibilitou uma mudança na realidade dos municípios atendidos. Assim, para este ano, ampliar o número de vagas disponíveis é dar oportunidade para que outras cidades também possam transformar a economia local, melhorando a vida da população por meio do empreendedorismo.

“Neste ano, nós vamos continuar atendendo os 22 municípios que estão com o ciclo do programa em execução, além de trabalhar nas dez novas cidades. Dessa forma, o Sebrae se faz cada vez mais presente, trabalhando junto às prefeituras para transformar a economia do município através do fortalecimento do pequeno negócio, de modo que esse empreendedor cresça, gere emprego, e faça com que o dinheiro circule dentro da cidade”, destacou Mendonça.

Trabalho prestado

No último ano, em parceria com as prefeituras municipais que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, foram promovidas ações em 22 municípios de Mato Grosso do Sul com a proposta de dar suporte aos empreendedores locais e melhorar o ambiente de negócios, além de desburocratizar processos e promover uma gestão pública empreendedora.

As cidades integram o segundo ciclo do programa (2021-2022) e, por isso, neste ano, o trabalho continua em Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. Anteriormente a esse ciclo, na primeira vez que o Cidade Empreendedora foi executado no Estado, outros 11 municípios fizeram parte da iniciativa e foram atendidos pelo Sebrae/MS.

Serviço

Para participar da chamada pública limitada a 10 vagas, o município deverá se inscrever em cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br, de 1º a 25 de fevereiro. Após a inscrição, o Sebrae entrará em contato para apresentação da proposta, valores e trâmites de contratação. Os 22 municípios que integram o ciclo 2021-2022 do programa não podem aderir a esta nova edição, pois o trabalho ainda não foi concluído. Também não poderão participar do processo seletivo os municípios que possuem densidade empresarial acima de 60 mil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

 

 

semagro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *