A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) visita nesta quinta-feira (17) a cidade de Pedro Gomes, onde a companhia está executando obras de infraestrutura de saneamento que somam mais de R$ 10,4 milhões.
Acompanhado do prefeito William Luiz Fontoura, o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, acompanhará o andamento das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário local, cuja ordem de serviço foi assinada em agosto de 2021.
A programação faz parte da Rota do Saneamento, que já percorreu 44 municípios até agora, entregando obras de saneamento básico, envolvendo os setores de abastecimento de água e de esgoto.
Com recursos do programa ‘Avançar Cidades’, os investimentos totalizam 10.404.000,00 e garantem a ampliação da área de cobertura, em torno de 66%, do esgotamento sanitário do município.
O volume de recursos aplicados pela Sanesul é um dos maiores e atende a determinação do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura) em torno do cumprimento da meta de universalização do esgotamento sanitário nas 68 cidades nas quais a companhia mantém a concessão dos serviços públicos.
Em execução estão as obras de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com capacidade de tratar até 10 litros de esgoto por segundo, 18.399 metros de rede coletora de esgoto e mais 959 ligações domiciliares. Obras complementares do sistema como emissário final e três elevatórias, também estão em andamento.
Segundo Walter Carneiro Júnior, a determinação do governador Reinaldo Azambuja é que Mato Grosso do Sul atinja a meta da universalização do esgotamento sanitário, se antecipando as regras estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
sanesul