Os sul-mato-grossenses foram dormir orgulhosos ontem à noite (22) e acordaram com o mesmo sentimento na manhã desta quarta (23), depois que a TV Globo divulgou a primeira chamada do remake da novela “Pantanal”, gravado em Mato Grosso do Sul. Alvo de expectativas, das piores às melhores, o folhetim dividia opiniões, mas o vídeo veiculado pela emissora calou de vez os saudosistas apegados à primeira versão.
Avessos à TV Globo, brasileiros — em especial, os sul-mato-grossenses — duvidaram da capacidade do canal em refazer uma das mais importantes telenovelas brasileiras e deixaram suas opiniões ácidas em todas as partes da internet e rodas de conversa, fazendo questão de demonstrar seu desgosto com a produção. No entanto, após a chamada ser divulgada e dar fim ao mistério sobre como a nova versão estava ficando, as dúvidas acabaram: ninguém mais acredita que a nova obra ficará aquém quando comparada à da Rede Manchete.
A versão de 1990, inclusive, sempre foi confrontada com tudo o que era noticiado sobre a de 2022. “Nunca vai ser superada”, “O que vem da Globo não presta”, “Se a Globo vai fazer, não vou nem assistir”. O maior problema para boa parte dos fãs da obra era justamente o fato da vênus platinada ser a responsável pelo remake.
Agora, com um vídeo de 2 minutos mostrando a nova “Pantanal” em detalhes, essas mesmas pessoas estão compartilhando orgulhosas e mudando sua opinião a respeito do assunto. Stories nas redes sociais e textos com palavras emocionadas expõem que o sentimento se transformou. Confira a chamada:
“Nutellas”?
Uma das principais diversões do povo sul-mato-grossense “de raiz” nos últimos meses, principalmente quando a equipe da Globo estava em Mato Grosso do Sul gravando a trama, foi chamar os atores e o remake de “Nutella” — um versão mais “fresca”, sem a atmosfera real do suor do mato que a primeira versão conseguiu imprimir.
Entretanto, na chamada da novela, é possível ver que a produção está longe de ser assim e promete agradar à população local. Promete, não. Já agradou. O povo de MS está se sentindo representado: seja pela exploração das paisagens na principal novela do país, pela história que mora no coração de quem vive aqui e pela beleza da construção cênica dos atores.
Silêncio
De fato, os haters de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil se calaram diante do vídeo com uma prévia da novela. Com o “trailer”, a Globo conseguiu deixar até os fãs em silêncio, pelo mesmo motivo que “calou” os odiosos: a perplexidade com a atmosfera do material.
“Pantanal” estreia no da 28 de março e é a maior e principal aposta da emissora nos últimos tempos. Enfrentando uma grave crise de audiência, em especial, no horário nobre, o remake substituirá o fiasco “Um Lugar ao Sol” com a árdua e difícil missão de reerguer os desastrosos índices de audiência. E, possivelmente, conseguirá.