A Rússia segue dando passos para tentar dominar por completo a Ucrânia e o novo ataque coordenado pelo presidente Vladimir Putin aconteceu na madrugada deste sábado e está sendo esperado novos ataques para a madrugada desse domingo, no centro de Kiev, capital ucraniana.
A batalha pelo espaço territorial começou dois dias após o primeiro ataque, que visava derrubar o governo de Volodimir Zelenksi, presidente ucraniano. A intenção dos russos é retomar o controle político perdido nos últimos anos.
“O futuro da Ucrânia está em jogo”, disse Zelenski, como destacou o site Folha de São Paulo.
Como seria de se esperar, os detalhes da ação russa são esparsos. As primeiras explosões em pontos periféricos da cidade. Segundo a conta das Forças Armadas locais no Facebook, havia combate em regiões tão centrais quanto a avenida da Vitória no começo da manhã.
O governo britânico, que é parte interessada por ser rival de Moscou, diz que os ucranianos estão resistindo e que até aqui os combates envolvem apenas forças especiais russas de vanguarda.
“Não podemos perder a capital. Falo com nossos defensores, homens e mulheres em todas as frentes: hoje à noite, o inimigo vai usar todas as suas forças para romper nossas defesas da maneira mais vil, dura e desumana”, disse Zelenski em pronunciamento feito antes do ataque.
Segundo informações de analistas militares russos, o centro do ataque é a região noroeste da capital. A Rússia desembarcou um número incerto de militares no aeroporto Antonov, em Hostomel (25 km da cidade). O relato é de que houve resistência.
cnn