A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza na próxima quinta-feira (10), uma palestra sobre a Campanha Imposto de Renda Solidário 2022, que incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda para projetos socioassistenciais. O evento acontece no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores a partir das 16 horas.
De acordo com a secretária de Assistência Social do Município, Rosane Moccelin, a palestra tem como público-alvo os contadores da cidade e a população em geral. Com o objetivo de esclarecer dúvidas e conscientizar sobre a importância da destinação do imposto aos fundos municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente a pasta traz como orador o Coordenador Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) de Contabilidade do MS, Ruberlei Bulgarelli.
A possibilidade de fazer doação por meio da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) existe desde 2012 para o Estatuto da Criança e do Adolescente e desde 2020 para o Idoso. No ano de 2021, a secretaria lançou a proposta de incentivo através da Campanha do Imposto de Renda Solidário e conquistou um bom retorno para as instituições que fazem parte da rede socioassistencial.
Durante a palestra, os participantes também poderão conhecer um pouco mais sobre essas entidades e a Assistência Social do Município e irão receber orientações sobre os procedimentos para o preenchimento da declaração deste ano, que começou nesta semana. “Nós queremos estimular as doações para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e o Fundo Municipal do Idoso, para isso precisamos da colaboração de todos, principalmente nossos contadores. É importante que o contribuinte saiba que pode direcionar parte do seu imposto para que sejam aplicados em programas e projetos que beneficiem nossas crianças, jovens e idosos, garantindo um futuro melhor para eles”, comentou Rosane.
“Não há acréscimo de ônus ao contribuinte por causa da doação, os investimentos sociais serão retirados da própria contribuição já realizada, desde que o contribuinte na hora do preenchimento destine corretamente. Se ele tiver imposto a pagar, uma porcentagem desse valor pode ser destinado a doação. Se tiver restituição, abate-se essa porcentagem”, explicou. Rosane por fim reforçou o convite para os escritórios de contabilidade e a população são-gabrielense; “é muito importante a participação de toda a sociedade”.
pmsgo