Março é o mês de combate à tuberculose, uma doença que ainda é um sério problema de saúde pública em nosso País. Em alusão ao dia mundial de combate e prevenção desta doença, comemorado no dia 24, a Secretaria de Saúde estará provendo em todas as suas unidades uma campanha informativa e orientativa sobre os sintomas, transmissão e o tratamento da tuberculose.
A tuberculose é uma doença provocada pelo Bacilo de Koch, um microrganismo que ataca, principalmente os pulmões, mas que pode acometer também outras partes do corpo, como os ossos e rins. Sintomas como tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, são os sinais de alerta mais característicos da doença.
A Secretaria de Saúde trabalha para que casos de tuberculose sejam identificados logo no início da doença, evitando a contaminação de outras pessoas. Se você apresenta algum desses sintomas, a orientação é buscar o atendimento em sua unidade de saúde para que seja feita uma investigação. O diagnóstico é realizado principalmente através do exame de escarro.
Ao ser confirmada a tuberculose, o paciente deve iniciar o tratamento (gratuito pelo Sistema Único de Saúde) e mantê-lo por um período mínimo de seis meses, tomando os devidos cuidados diariamente, sem interrupção, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.
Vale ressaltar, que, assim como outras doenças respiratórias, a tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar. Quando alguém tem a doença no pulmão e espirra, tosse ou fala, pode espalhar as bactérias. Calcula-se que, durante um ano, um indivíduo com a doença pode infectar de 10 a 15 pessoas. Para prevenção, a vacina BCG (disponível no município), que protege das formas mais graves de tuberculose, deve ser dada às crianças ao nascer.
pmsgo