A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste informou que estará realizando, no último sábado do mês de março, dia 26, mais uma edição da Campanha de Preventivo do Câncer do Colo de Útero. A ação acontecerá em todas as unidades de saúde da cidade das 8h às 16h.
Durante a Campanha também serão realizados testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, avaliações odontológicas com limpeza, além de exames clínicos das mamas e orientações sobre a importância da realização anual do exame papanicolau. Para ser atendida, a mulher deve procurar sua unidade de saúde portando seus documentos pessoais.
Já para realizar o exame de preventivo, a mesma não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, não usar pomada ou creme e não fazer ducha vaginal 48 horas antes da coleta. Mulheres que realizaram o exame há menos de 1 ano, não precisam realizá-lo novamente.
Os exames preventivos estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde e podem ser feitos durante todo o ano em qualquer unidade de saúde com agendamento prévio. O diagnóstico precoce contribui para um tratamento mais eficaz trazendo maiores chances de cura.
Papanicolau
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos; é através deste exame que as alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero podem ser descobertas.
Os principais sintomas deste câncer são o sangramento vaginal, corrimento e dor. Sua prevenção primária está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papiloma vírus humano (HPV). A transmissão do HPV acontece, principalmente, por via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum na atualidade. O número de casos novos de câncer do colo do útero esperados para o Brasil, para o triênio 2020-2022 é de 16.710, com um risco estimado de 16,35 casos a cada 100 mil mulheres.
pmsgo