Lula se aproxima do MDB

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite segunda-feira (11), com parte da bancada de senadores do MDB em um jantar na casa do ex-senador Eunício Oliveira (CE).

O encontro foi considerado mais um movimento do petista para tentar atrair lideranças de centro e de rifar a candidatura ao Planalto da senadora Simone Tebet (MDB).

No encontro, Lula recebeu a sinalização dos emedebistas de que ao menos 14 diretórios estaduais do MDB irão apoiar sua candidatura à Presidência da República, independentemente da candidatura de Tebet.

Do total, nove diretórios são em estados do Nordeste. “Na Paraíba, meu filho e senador Veneziano (Vital do Rego) é pré-candidato ao governo do estado. Lá nós já fechamos uma aliança com o PT”, afirmou a senadora Nilda Gondim.

Publicamente, senadores do MDB descartam que o jantar em Brasília foi um movimento para “rifar” a candidatura de Simone Tebet. De acordo com Eunício Oliveira, o encontro foi de “debates” e não de “adesão”. O cacique emedebista, no entanto, avalia que a eleição deste ano se dará entre Lula e Bolsonaro.

Já o senador Renan Calheiros defendeu que o MDB não deve cometer o mesmo “erro” de 2018, quando concorreu à Presidência com Henrique Meirelles e que somou pouco mais de 1% dos votos.

“Quando lançaram o Meirelles, o MDB pagou um preço muito alto e a bancada do partido acabou encolhendo. Respeito a senadora Simone Tebet, mas se não houver mudança na fotografia das pesquisas, acho que ela própria vai tomar a iniciativa de levar ao partido para não ter candidato”, defendeu Renan.

Durante o jantar, Lula afirmou que precisa de uma grande união para derrotar o presidente Bolsonaro nestas eleições reforçou a necessidade de eleger uma bancada forte de deputados e senadores para conseguir governar caso seja eleito.

Antes do jantar com a bancada de senadores, Lula já havia se reunido em separado com o ex-presidente José Sarney, que também mantém grande influência dentro do MDB.

 

 

 

ae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *