A depender da quantidade de candidatos a presidente neste ano, as eleições de outubro podem ser resolvidas já no primeiro turno. O indicativo é do colunista Guilherme Amado do Metrópoles, que fala sobre a fragmentação de votos.
Segundo ele, a possibilidade não seria pela mesma razão daquela que se configurou meses atrás, em que os percentuais dos vários candidatos que havia no pleito, somados, não chegavam ao total alcançado por Lula.
Agora, a vitória de Lula ou de Bolsonaro já no primeiro turno ocorreria devido à pequena quantidade de candidatos com alguma robustez. A última pesquisa do Ipespe mostrou isso. Nela, apenas três candidatos pontuaram fora da margem de erro, de 3,2%: Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes.
Para Guilherme, se o eleitor fortemente antibolsonarista ou fortemente antipetista perceber que há o risco de o candidato que rejeita vencer no primeiro turno, pode haver um movimento de abandonar os demais nomes, como Ciro e os nanicos, para decidir por um dos dois polos. E aí a coisa seria resolvida já no começo de outubro.
mtpl