Renda caiu para 34% da população na pandemia, aponta pesquisa

A Serasa em parceria com a Opinion Box realizou uma pesquisa inédito que revela que 34% da população brasileira teve perda de renda em consequência dos dois anos da pandemia da Covid-19.

De acordo com o levantamento, 63% das 2.032 pessoas ouvidas disse ter aumentado seus gastos. Estas mesmas pessoas afirmaram também ter observados as maiores altas de preços nos supermercados.

“Esse contexto não impediu que 51% dos brasileiros mantivessem o pagamento das contas em dia, adotando como principal medida o corte das despesas desnecessárias”, afirmam os responsáveis pelo estudo.

Os moradores do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo foram os que menos recorreram a essa saída e também os que menos precisaram de uma atividade extra para complementar a renda.

Muitas lições de como lidar com o dinheiro foram assimiladas no confinamento. Segundo as consultas da Serasa e da Opinion Box, 67% dos entrevistados de todo o País disseram que agora dão mais importância em ter dinheiro guardado, 62% admitiram ter aprendido a cuidar melhor do dinheiro, 54% perceberam que gastavam muito com o que não precisava, 42% passaram a fazer um planejamento financeiro e 48% declararam ter uma reserva guardada.

Contas prioritárias

A pesquisa constatou que, ao pagar contas, os brasileiros deram prioridade para planos de saúde (88%), seguros (87%), serviços de assinatura como plataformas de streamings (84%), escolas ou faculdades (82%) e aluguel (81%). Os pagamentos em dia das contas da área de saúde revelam que a população se preocupa com o próprio bem-estar.

A pesquisa da Serasa em parceria com Opinion Box foi a campo entre 20 de janeiro e 2 de fevereiro. Foram ouvidas 2.032 pessoas em todo o País. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais para cima e para baixo e o intervalo de confiança, de 95%.

 

 

serasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *