Para reforçar combate à dengue, Prefeitura de São Gabriel decreta situação de emergência

A Prefeitura Municipal publicou decreto que declara situação de emergência em São Gabriel do Oeste, em decorrência ao surto endêmico de dengue, zika vírus e chinkungnya.

Conforme a publicação a situação de emergência foi declarada pelo prazo de 60 dias, prorrogável até o máximo permitido no art. 24 da Lei 8.666/1993, para execução de ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e para a implementação de ações de combate e prevenção à Dengue.

São Gabriel do Oeste vem registrando um aumento significativo nos casos de dengue, figurando em primeiro lugar no ranking de incidência dos casos prováveis da doença, conforme Boletim epidemiológico emitido pelo Estado de Mato Grosso do Sul, desde o mês de janeiro de 2022. Dados da Prefeitura apontam que somente no último mês foram realizados mais de 5.039 atendimentos e notificados 680 casos de dengue no município.

Entre outras ações, consta no decreto que a Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos municipais, estão autorizados a permitir a entrada de agentes de saúde e servidores municipais designados para o combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, devidamente identificados e, se necessário, acompanhados de autoridade policial, em casas fechadas, abandonadas ou aquelas em que o proprietário ou possuidor se recuse a abrir seu imóvel e permitir o acesso às suas dependências.

A Secretaria e Fundação de Saúde também estão autorizadas a requisitarem pessoal, serviços e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura, na missão de combate sem tréguas aos focos de proliferação do mosquito.

Consta na publicação a recomendação para todas as medidas possíveis e necessárias para a mobilização da sociedade, com a finalidade de combater os focos do mosquito Aedes Aegypti.

O decreto na íntegra pode ser conferido a partir da página 263 do Diário Oficial desta sexta-feira (22).

Combate ao mosquito

A melhor forma combater mosquito e prevenir as doenças transmitidas por ele é eliminar seus possíveis criadouros. Seguem algumas orientações que a população deve realizar, pelo menos uma vez na semana:

  • Verificar caixas d’água está bem tampada.
  • Deixar as lixeiras bem tampadas.
  • Eliminar pratos d plantas ou colocar areia.
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
  • Limpar as calhas.
  • Cobrir as piscinas.
  • Tampar vasos e ralos de banheiros em desuso.
  • Limpar bandeja externa da geladeira.
  • Limpar a guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
  • Limpar a bandeja coletora de água do ar condicionado.
  • Cobrir bem todos os reservatórios de água.

 

 

pmsgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *