O prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo, do PSOL, saiu, às pressas, de um debate na Câmara, Municipal, sobre o plano diretor da cidade, proposto por ele. O político foi confrontado por estudiosos e lideranças da cidade e saiu sem, sequer ouvir os vereadores.
Segundo o Rio Pardo News, apesar da noite fria registrada na quarta-feira passada (18), centenas de moradores foram à Câmara, entender detalhes do novo plano diretor. O site local classificou o projeto do prefeito como ”plano diretor bomba” e que João Alfredo queria empurrar ”goela abaixo” na população.
O evento, segue o site, reuniu líderes religiosos, ONGs, empresários, comerciantes, servidores públicos e dois ex-prefeitos.
Ainda segundo o Rio Pardo News, o prefeito ficou constrangido diante da grande capacidade argumentativa e conhecimento da realidade da cidade, por parte de outros presentes na discussão. Entre eles estava o mediador do encontro, Wilson Italiano, que não é da cidade.
Na transmissão ao vivo do encontro, é possível ver que João Alfredo decide deixar o local, quando a audiência não estava nem na metade. Ele se dirige até o palestrante e, pelo que o microfone conseguiu captar, pede desculpas.
“Você me desculpa, mas…”, disse o prefeito antes de deixar o plenário. João Alfredo não chegou a ouvir o que os cinco vereadores da cidade tinham para falar sobre o projeto.
A ”fuga” do prefeito contradiz o que ele mesmo pregou, no inicio do evento, que a participação de todos seria importante para a coleta de sugestões. João Alfredo destacou que as contribuições seriam usadas para uma ”audiência final”.
Mediador
Contratado pelo Instituto Votorantim para conduzir a revisão do Plano Diretor, destaca o Rio Pardo News, o professor Wilson Italiano considera um privilégio participar do trabalho.
“Isso tem sido muito gratificante”, pontuou. Italiano explicou que o que foi apresentado em audiência (Revisão do Plano Diretor) não tem pretensão de ser acabado e nem pode ter. “Estamos fazendo isso aqui para que ele (Plano Diretor) seja questionado, debatido, remendando, enfim, que saia um documento de consenso. Um pacto entre a cidade, representada pela Câmara, pela sociedade e pelo poder executivo. Se a gente conseguir fazer isso, bom pra gente”, disse na abertura da audiência.
Resposta
A assessoria de comunicação da prefeitura, informou que ‘a fuga’ do evento teria sido motivada por uma indisposição.
“Ele teve uma indisposição. Foi até o centro, ao lado do Wilson, para fazer uso do microfone e justificar sua saída, mas para não prejudicar o andamento das propostas optou por sair sem pedir novamente a palavra. Falhamos em não transmitir nos microfones a justificativa de sua saída longo em seguida”, explicou ao Rio Pardo News.