A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes (Patriota) alertou, nesta segunda-feira (30), que para evitar o avanço de síndromes respiratórias na cidade, os pacientes sintomáticos devem usar máscaras e a população intensificar a busca pelas vacinas.
A declaração foi dada durante entrevista à imprensa, no Paço Municipal, ao ser questionada sobre o avanço das doenças, principalmente em crianças, que de janeiro a maio, já contabilizaram 76 internações na Santa Casa.
“Os pacientes que estiverem com sintomas, usem a máscara. A gente tem acompanhado todo o país [a questão da síndrome]. Vemos que a cobertura vacinal é importante e que a população tem deixado de se vacinar.”
Adriane ressaltou que os munícipes estão deixando de se vacinar e de levar as crianças, e isso contribuiu para o aumento. “Então a gente ressalta a importância de estar buscando as vacinas como a da influenza. Hoje, em Campo Grande, temos a cobertura dessas vacinas, mas tem uma baixa procura.”
As síndromes respiratórias são provocadas pela covid-19, influenza, e outros vírus adversos como: metapneumovírus, rinovírus, adenovírus e VSR (vírus sincicial respiratório).
pmcg