Durante a cerimônia de abertura da Semana do Meio Ambiente nesta segunda-feira (6), na presença do governador Reinaldo Azambuja, foi assinado o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, contratos de pagamento de serviços ambientais, além da entrega de equipamentos para a respectiva área.
Foram entregues na solenidade, viaturas, quadriciclos, e barcos para os órgãos de fiscalização da Polícia Militar Ambiental somando investimento de R$ 4 milhões.
Objetivo da medida é difundir os princípios que visam a preservação dos recursos naturais do país, tendo MS como precursor do ideal. Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado a implementar o projeto de carbono neutro, com previsão de conquistar o status em 2030 através de atitudes de preservação e sustentabilidade.
O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, ressaltou a criação da ‘carne sustentável e orgânica no pantanal’. “As atitudes cotidianas das pessoas estão longe de contribuir para um ambiente saudável, temos que mudar isso”.
Reinaldo Azambuja, enfatizou que a preocupação com meio ambiente é de toda população para minimizar os efeitos da natureza, dizendo ainda que as atitudes são um trabalho de Estado e não de Governo. “Mato Grosso do Sul será o primeiro estado com 100% de coleta seletiva e tratamento sanitário. O estado do Brasil que mais terá extensão de florestas plantadas em áreas degradadas”, citou como algumas das medidas que serão implementadas.
O desenvolvimento do conjunto de políticas públicas para ações que influenciam na questão do meio ambiente vem sendo realizado com afinco. Além do carbono neutro que é o carro chefe, estão os programas como o Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (Prosolo), Governadores Pelo Clima, Agenda Verde, entre outros.
Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado Paulo Corrêa destacou o trabalho desenvolvido. “É um conjunto de ações, onde a Assembleia colabora com os trabalhos realizados. Temos praticado um trabalho incansável com auxílio do Jaime Verruck, o Executivo e jJdiciário “, disse o presidente da ALEMS Paulo Corrêa.
gov/ms