Nos últimos anos, vivemos um tempo de muito medo e incerteza, a pandemia nos deixou com tantas saudades e perdas de vidas que não puderam ser salvas, mesmo com todo os esforços. Mas nem só de tristeza e saudade, durante esse tempo, milhares de pessoas conseguiram se recuperar e retornar às suas vidas para uma nova chance de estar com as pessoas que ama.
Uma dessas histórias de superação é a do Sr Wanderly Sachini, popularmente conhecido como “bota Amarela”. Wanderly foi um dos casos mais graves registrados no município, meio ao período de maior contaminação no estado, sem leitos de UTI desocupados, inclusive na rede particular, ele foi o primeiro caso de intubação realizado totalmente no município de São Gabriel do Oeste.
Em virtude da natureza gravíssima da sua condição e a impossibilidade de realizar a transferência para outro município pela falta de vagas, em uma decisão difícil e corajosa ao mesmo tempo, a equipe do Hospital Municipal assumiu a tarefa de manter o paciente entubado mesmo sem um leito específico de UTI, de um total de 52 dias de internação, o paciente passou 22 dias em coma induzido a fim de reverter o quadro grave de infecção pulmonar causado pela COVID 19.
Ao ser liberado pelos médicos para terminar o tratamento em casa, Wanderly apresentou diversas sequelas, causadas por tanto tempo de intubação, lesões graves de pressão, mobilidade reduzida, capacidade pulmonar quase nula entre outras sequelas causadas tanto pela intubação quanto pela Covid.
Iniciou então uma corrida pela vida, a reabilitação seria muito complexa e demorada e precisaria de um esforço sobre-humano de todos os envolvidos, e nesse momento crucial, entrou em ação a equipe do SAD – Serviço de Atenção Domiciliar. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é caracterizado por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantido continuidade de cuidados.
Trata-se de uma internação domiciliar na qual, por meio de ações multiprofissionais, a equipe tem como objetivo diminuir os índices de internações e consequentemente de infecções hospitalares.
O Serviço de Atenção Domiciliar oferece um atendimento humanizado no conforto de seu lar, permitindo que os familiares participem do cuidado de seu ente querido, o cuidado dos familiares foi fundamental na recuperação total do paciente que foi admito no SAD para acompanhamento multiprofissional por sequelas pós COVID.
Wanderly apresentava graves sequelas motoras, uma extensa e complexa lesão por pressão em região sacral que além dos danos à estruturas importantes ainda era uma porta de entradas para infecções oportunistas, o que poderia agravar ainda mais o estado do paciente. A equipe multidisciplinar do SAD realizou durante um ano e dois meses ao acompanhamento e reabilitação do paciente, que precisou de intervenções em todas as áreas: Médico-assistencial, psicossocial, fisioterápica e nutricional.
Na última semana o paciente recebeu alta do serviço, e poucos dias antes, recebeu nossa equipe para contar um pouco dessa trajetória vitoriosa rumo à sua total recuperação.
pmsgo