Depois de um início tímido e não tão produtivo na produção de bananas, três produtores de uma associação de Itaquiraí participaram de um Dia de Campo do Senar/MS e conheceram novas técnicas de manejo da cultura e de gerenciamento das propriedades. A atividade se tornou rentável e produtiva, com vendas para toda região. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.
“Eu tinha uns 250 pés e produzia cachos de cinco a seis quilos. Quando o Senar chegou, nos ensinaram sobre adubação, manejo das plantas, gerenciamento. E hoje produzimos cachos de 30 quilos. Tudo isso depois que buscamos essa inovação lá no Dia de Campo em Dourados, durante a exposição”, lembra Roberto Arantes, um dos produtores da associação.
“A gente era produtor de banana, mas não sabíamos o que era banana de verdade. Quando fomos ao Dia de Campo, conhecemos o Senar e conseguimos entrar na assistência técnica. Após as orientações do técnico, chegamos a uma produção muito positiva. Hoje atendemos mercado e merenda escolar de Itaquiraí, Caarapó e até Dourados”, conta o produtor Luiz Carlos Prudente, que hoje preside a associação.
Com a associação montada, os produtores conseguiram comprar os equipamentos necessários para montar uma sala de maturação da banana, outro ponto orientado pelo técnico do Senar.
“Com o técnico nós conseguimos melhorar a qualidade da banana e manter um mercado melhor também”, relata o produtor José Carlos Klein.
Após os ganhos e as melhorias na produção, os produtores se tornaram frequentadores assíduos de feiras e dias de campo.
“Depois disso, participamos de praticamente todas as feiras de fruticultura. Este ano participamos com seis pessoas. Antes tínhamos participado apenas com dois produtores”, diz Luiz Carlos.
“As feiras e eventos que o Senar faz são muito importantes, principalmente nos assentamentos. Tinham crianças das nossas escolas que comiam os nossos produtos e não sabiam onde eram produzidos. Hoje elas sabem.”, completa Roberto.
senar/ms