A campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) definiu cinco eixos temáticos que devem ser prioritários no discurso da campanha ao Palácio do Planalto.
São eles:
- Diminuição da fome;
- Redução da inflação;
- Investimento em infraestrutura;
- Combate à corrupção;
- Aumento da segurança pública.
Os dois primeiros temas são considerados pontos fracos da atual gestão e são apontados nas pesquisas eleitorais como os de maior preocupação dos eleitores.
A ideia é que, na temática da infraestrutura, o presidente ressalte o que considera vitrines eleitorais da sua gestão, como a conclusão da transposição do Rio São Francisco e o projeto de construção da Ferrogrão.
Já os dois últimos temas são pautas que protagonizaram a campanha bolsonarista de 2018 e que o presidente quer retomá-las. O debate, no entanto, ocorre hoje em um cenário diferente.
O governo federal enfrenta denúncias de irregularidades no Ministério da Educação e esteve envolvido em escândalo referente à compra das vacinas da Covaxin durante a pandemia do coronavírus.
Em relação à segurança pública, a priorização do assunto deve-se ao aumento da preocupação com a violência na Região Sudeste, o que foi demonstrado pela pesquisa Genial/Quaest.
A ideia é que, diante do quadro eleitoral, Bolsonaro retome a defesa da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
ass.com/pl