O verão de 2022 é uma temporada de aprofundamento e descontentamento generalizado nos Estados Unidos, de acordo com uma nova pesquisa da CNN realizada pela SSRS. A pesquisa considera a perspectiva do público sobre o estado do país a pior desde 2009, enquanto sua visão sobre a economia é a pior desde 2011. E quase 7 em cada 10 dizem que o presidente Joe Biden não prestou atenção suficiente aos problemas mais urgentes do país.
O índice de aprovação de Biden na pesquisa é de 38%, com 62% de desaprovação. Seus índices de aprovação para lidar com a economia (30%) e a inflação (25%) são notavelmente menores.
O aumento dos custos é uma pressão econômica primária para a maioria dos americanos: 75% chamam inflação e o custo de vida o problema econômico mais importante enfrentado por sua família. No verão passado, esse número foi de 43%.
Com as eleições de meio de mandato se aproximando, a pesquisa não encontra nenhuma indicação de que a posição de Biden com o público está melhorando — e entre alguns círculos eleitorais críticos, está piorando.
Entre os democratas, por exemplo, os números de aprovação de Biden diminuíram em 13 pontos desde a primavera (de 86% no final de abril até o início de maio para 73% agora), enquanto seus números entre independentes e republicanos mantiveram-se empatados.
O índice de aprovação de Biden entre os democratas para lidar com a economia também está em declínio (62% aprovam, contra 71% na primavera). E sobre a inflação, ela está pouco acima da superfície (51% dos democratas aprovam, 47% desaprovam).
Entre os não brancos, 45% agora aprovam o desempenho geral de Biden, abaixo dos 54% na primavera. Esse declínio inclui uma queda de 6 pontos entre os adultos negros e um declínio de 9 pontos entre os adultos hispânicos.
cnn