O deputado estadual Renan Contar, o capitão Contar, teve a candidatura ao governo de Mato Grosso do Sul oficializada pelo PRTB no início da noite desta sexta-feira, data limite das convenções partidárias. Ele cre que alcança o segundo turno, que Jair Bolsonaro, do PL, vai manter-se neutro no primeiro turno em MS e que fechou chapa com o Avante na corrida sucessória.
O PRTB lançou 25 candidatos a deputado estadual e 9 para deputado federal. A legenda não vai concorrer ao Senado e anunciou que segue junto com a candidatura da ex-ministra Tereza Cristina, do PP.
“Estamos animados, confiantes, contrariando todas as narrativas, falácias, no sentido de criar descrença em nosso projeto. Tenho plena convicção que esse espaço existe, com grandes chances de chegaramos no segundo turno”, afirmou o candidato bolsonarista, logo no início da convenção, promovida num hotel, na avenida Afonso Pena, perto do shopping Campo Grande.
Embora Bolsonaro já tenha dito que apóia a candidatura de Eduardo Riedel, do PSDB, ao governo, o capitão não acha que essa coligação deva influir negativamente em sua campanha.
“Até o momento não vi declaração de apoio. O presidente deve se manter neutro no primeiro turno. O eleitor de MS sabe qual pré-candidato apóia o presidente”, afirmou o deputado Contar.
Beto Figueiró, também do PRTB, confirmado como vice de Contar, também acha que fato de o presidente anunciar apoio a Riedel, “em nada” deva atrapalhar a candidatura do PRTB.
“É uma forçação [apoio a Ridel]. Contar conversa quase que diariamente com o Bolsonaro”, afirmou Figueiró.
O candidato a vice afirmou, ainda, ser natural que Bolsonaro aceite apoio de outras candidaturas, afinal, “o presidente é um candidato majoritário”.
O deputado estadual Capitão Contar estreou na política em 2018, quando elegeu-se deputado com uma estrondosa votação: 78.390 votos, o primeiro lugar naquele pleito.
prtb/ms