Em plena corrida eleitoral, o PT de Mato Grosso do Sul diz estar satisfeito com o palanque que Lula tem no Estado, mas não descarta novas alianças para ampliar o apoio do petista e ex-presidente da República em MS. O petista aparece liderando as pesquisas de intenções de votos.
De acordo com o presidente regional da sigla, Vladimir Ferreira, a candidatura de Lula vai além da campanha para o Governo de Estado e, ainda segundo ele, alguns setores da sociedade podem não estar com o PT, mas apoiam o ex-presidente.
Além disso, Ferreira ainda apontou que apoiar Lula, mas não necessariamente, as demais candidaturas apresentadas pela legenda, é uma tendência que está se tornando comum em todo o país.
“Apesar de termos uma candidatura própria, temos a consciência de que Lula terá apoio de outras forças. É um processo que está acontecendo no país inteiro: nós temos partes de forças políticas que, mesmo não estando oficialmente com Lula, estão o apoiando”, reiterou o presidente regional do partido.
Por sua vez, a candidata da legenda ao governo de MS, Giselle Marques, destacou que a orientação da direção nacional é construir as candidaturas de forma a dar um palanque mais forte ao ex-presidente petista e, ao mesmo tempo, construir uma chapa de deputados estaduais e federais e, também, de senadores.
“Estamos caminhando para ser o palanque do Lula aqui e a nossa prioridade é elegê-lo, mas, se algum concorrente meu acenar apoio, nós vamos agradecer e conversar. Todo palanque para o Lula será bem-vindo”, destacou.
Anúncio do vice
O PT de Mato Grosso do Sul apresentou o nome de Abílio Vaneli para concorrer ao lado de Gisele Marques como vice ao governo do Estado.
Durante coletiva de imprensa, no diretório do partido, o vereador de Coxim foi apresentado ao lado da candidata e do presidente regional do legenda, Vladimir Ferreira.
“Chegamos ao nome do Abílio com a perspectiva de garantir uma representatividade na nossa chapa que contemple todas as regiões. Como o Thiago [Botelho] representa a grande Dourados, a Gisele aqui em Campo Grande e a região do Pantanal e temos candidaturas proporcionais, o Abílio vem aqui representar a região Norte do Estado”, detalhou Ferreira.
Assim como Giselle, Abílio também é advogado. Além disso, ele está em seu segundo mandato como parlamentar na Câmara Municipal de Coxim.
De acordo com a sigla, aqui em MS será lançada uma chapa completa composta por candidatos do PT, do PC do B e do PV. Ao todo, serão 25 concorrentes para a Assembleia Legislativa e mais nove para deputado federal.
“Estamos na expectativa de que o partido chegue a quatro representantes da Assembleia Legislativa do Estado e também ocupe duas vagas na Câmara Federal”, apontou Vladimir Ferreira.
Lula em MS
Ainda conforme declarações do presidente regional do partido, a sigla tem planos para trazer Lula à Mato Grosso do Sul em setembro. De acordo com Giselle, seria mais especificamente no dia 15.
Entretanto, nada está garantido já que, segundo o presidente regional, seria preciso planejar um esquema de segurança reforçado, já que os companheiros de partido do ex-presidente temem pela vida dele.
“Para trazê-lo, precisamos ter certeza de que podemos oferecer um esquema de segurança adequado para ele”, concluiu Giselle.
pt/ms