O governador Reinaldo Azambuja foi homenageado pelo Exército nesta quinta-feira (25), data em que se comemora o Dia do Soldado. Ele recebeu a Medalha do Exército Brasileiro, em solenidade realizada no Comando Militar do Oeste.
O comandante do CMO, General de Exército Anísio David de Oliveira Júnior, destacou o desempenho das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e a hospitalidade de Mato Grosso do Sul aos militares.
“Há pouco, conversávamos com o governador, sobre o resultado de operações que realizamos agora integrando as diversas agências e tivemos resultados além do imaginado. Ultrapassamos a cifra de R$ 1 bilhão, prendendo, abatendo, diminuindo as drogas que têm entrado no nosso país. Parabéns a todos os que trabalharam! Aos integrantes das agências, o nosso muito obrigado!”
Por meio da operação Ágata, as forças de segurança estaduais atuaram junto com o Exército no combate aos crimes transfronteiriços e, pela primeira vez neste ano, houve participação de autoridades estrangeiras do Paraguai, que atuaram de forma coordenada com o Brasil.
O Dia do Soldado
O Dia do Soldado é celebrado no Brasil desde 1923, em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias – patrono do Exército Brasileiro. A data foi escolhida porque Luís Alves nasceu em 25 de agosto de 1803.
Era filho de uma família aristocrática de origem portuguesa e, desde criança, recebeu educação de cunho militar. Durante o governo de Dom Pedro II, foi nomeado Comandante do Exército e eleito Ministro de Guerra três vezes. Caxias participou da Guerra do Paraguai, Revolta da Balaiada e Revolta dos Farrapos. Por ter sufocado as rebeliões, ficou conhecido como “o pacificador”.
Após a vitória do Brasil na Guerra do Paraguai, conquistou o título de Duque, em 1869. Duque de Caxias faleceu em 7 de maio de 1880 no Rio de Janeiro.
eb