Endividamento atinge quase 80% das famílias e bate novo recorde

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que aponta que, em setembro, 79,3% dos lares brasileiros apresentam alguma forma de dívida a vencer.

Nos lares com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento superou os 80% pela primeira vez, o maior patamar da série histórica da Peic. Nos lares com renda maior, o crescimento foi estável, mas foi maior na comparação anual, crescendo 7 pontos percentuais.

Entre setembro e agosto, foi registrado uma alta de 0,3 pontos percentuais, e desde o início do ano, houve um aumento de 5,3 pontos no endividamento.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, explica que, apesar do aumento, o ritmo de endividamento diminuiu.

“É possível verificar que a melhora gradual do mercado de trabalho, as políticas de transferência de renda e a queda da inflação nos últimos dois meses são fatores que geram maior disponibilidade de renda para as famílias. Por outro lado, podemos observar que o alto nível de endividamento e os juros elevados afetam, sobremaneira, o orçamento das famílias de menor renda, ao encarecerem as dívidas já contraídas”, explicou.

 

 

cnc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *