A operação Resfriamento, deflagrada na manhã desta terça-feira (8) pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), em Juti e em Dourados, da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, apreendeu mais de R$ 461 mil em cheques, além de ter prendido temporariamente duas pessoas.
De acordo com as informações divulgadas, a Polícia ainda cumpriu oito mandados de busca e apreensão de quatro automóveis e duas motos. O valor apreendido em dinheiro estava distribuído em diversos cheques.
O trabalho de investigação foi feito com base em denúncias de que o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) de Juti mantinha um esquema de emissão de documentos veiculares irregulares.
As informações obtidas apontam que veículos irregulares, até mesmo de outros estados, estavam sendo regularizados com o uso de informações falsas e pagamentos de propina a servidores do departamento.
Ainda de acordo com o Dracco, além de não ter documentos que comprovariam a segurança dos veículos, também foi apontado no inquérito que alguns proprietários usavam endereços falsos para efetivar a licença fraudulenta.
O esquema ainda envolvia um despachante que tem escritório em Dourados, por isso a operação se deu nas duas cidades. Ainda está sendo investigado o envolvimento de outras pessoas no crime, inclusive donas de veículos que foram regularizados de forma clandestina.
Foram presos o agente do Detran de Judi e o despachante que intermediava o processo entre os donos de carros e o departamento.
dracco