O presidente eleito Lula viajou, pela primeira vez à Brasília depois da vitória nas eleições deste ano, e se reuniu com ministros e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber.
O senador eleito Flávio Dino (PSB) também participou da reunião, e ao final conversou com jornalistas, onde afirmou que esse encontro, sinaliza o fim dos tempos de confronto ente os poderes.
“Consideramos que essa visita, além de ser uma cortesia protocolar, é um sinal histórico de que o momento de confrontação entre os poderes ficou para trás e nós estamos reestabelecendo o princípio constitucional da harmonia entre os poderes. O presidente Lula enfaticamente declarou esse desejo de normalidade, e de paz”, comentou.
Após a reunião com Weber e os ministros do STF, Lula se reuniu com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin se reuniram mais cedo com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), abrindo um nove caminho de diálogo harmonioso entre os poderes.
As reuniões fazem parte de uma série de encontros com chefes de poderes, que faz parte da fase inicial do governo de transição que está sendo conduzido pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.
ag.brasil