Prefeitura de São Gabriel do Oeste reúne servidores em palestra de conscientização de cuidados com a saúde do homem

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o departamento de formação continuada, serviu um café da manhã para os servidores homens do município em comemoração do dia da conscientização ao combate do Câncer de próstata.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Outro tipo de câncer, não menos perigoso, mas um pouco menos comum, mas com alto índice de diagnóstico tardio e com consequências graves para a saúde do homem é o câncer de pênis. É um tipo raro de câncer, com maior incidência em homens que têm 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens.

A doença está associada à má higiene íntima, à infecção pelo pipolmavírus humano (HPV) e a homens que não se submeteram à circuncisão, a remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis. No Brasil, o câncer de pênis é mais comum nas regiões Norte e Nordeste, representando 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução do tumor e a posterior amputação total do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem.

No mês de novembro, o Novembro Azul, surgem campanhas de conscientização contra o câncer de próstata, e para falar um pouco sobre a importância dos cuidados com a saúde a palestrante Fernanda Nunes trouxe um clima descontraído e irreverente ao evento.

Idealizado pela Enfermeira Jucileia Carvalho Mota Magalhães, Coordenadora dos Programas de Saúde de São Gabriel do Oeste, em parceria com a Coordenadora do Departamento de Formação Continuada, Lourdes Pitchenin, o evento contou com a presença de Fernanda Lamera Coordenadora Técnica Estadual da Saúde do Homem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *