Oficinas terapêuticas e palestras são algumas das atividades desenvolvidas mensamente no Centro de Atenção Psicossocial I – CAPS Novo Caminhar. Entre novembro e dezembro, os pacientes atendidos pelo Centro confeccionaram diversos enfeites natalinos, que foram utilizados na decoração festiva do local.
A produção de artesanato faz parte das atividades da oficina terapêutica que hoje atende mais de 30 pessoas. Além da produção dos itens de Natal, a confecção dos objetos artesanais envolve atividades como pintura e reciclagem. É o caso da árvore de Natal produzida com palitos de picolé, que ganhou lindos adereços e chama a atenção de quem visita o CAPS.
De acordo com a psicóloga e coordenadora do serviço Fernanda Rita Levandoski, a ação busca valorizar e estimular as potencialidades e habilidades dos usuários, trabalhando a capacidade motora e a socialização. “Além da importância da confecção destes enfeites durante as oficinas terapêuticas, esta iniciativa contribuiu ainda com a promoção da cidadania e a integração entre os pacientes, que são alguns dos objetivos do trabalho que desenvolvemos aqui”, comentou.
Fernanda também informou que foram confeccionadas árvores e enfeites menores para sorteio entre os pacientes que aguardavam no local pelo atendimento médico. Finalizando as ações, o Caps realizou ainda nesta semana uma festa de confraternização entre os usuários reunindo pacientes, familiares e equipe multidisciplinar.